O Século XX definido em Filmes! [Parte 1]

Hey!

Eu sei que desapareci nessa metade do mês de julho, mas resolvi aproveitar as férias para colocar os filmes e séries em dia. Inspirado por esses vários filmes que assisti – uns incríveis e outros nem tanto – resolvi fazer essa lista do século XX definido em filmes. Separei a lista por década. Futuramente eu pretendo fazer uma também do século XXI (nesse caso indicando um filme lançado em cada ano).

Como a lista ficou muito grande, resolvi dividi-la em duas partes. Hoje estou postando filmes do início da década de 1900 até a década de 1950 e na próxima vez, eu posto a partir da década de 1960 até o final da década de 1990. Então, vamos lá!

DÉCADA DE 1900

VIAGEM À LUA (1902)

tumblr_lp33ub5k4G1qg1naao1_500

George Méliès revolucionou o cinema e foi o primeiro diretor a investir em filmes de fantasia e grandes efeitos especiais. Nos últimos anos – merecidamente – ele voltou a ser conhecido graças ao filme A Invenção de Hugo Cabret. Entre os filmes dele, resolvi escolher o mais conhecido Viagem à Lua que conta a história de cinco cientistas que vão à lua em um foguete e lá encontram criaturas estranhas. Com apenas 12 minutos, ainda impressiona. Principalmente quando nos lembramos da época em que foi lançado!

DÉCADA DE 1910

VIDA DE CÃO (1918)

giphy

Um excelente curta do Chaplin, onde – acompanhado de um cachorrinho de rua – ele entra em um bar onde encontra uma garçonete maltratada e humilhada pelo patrão e com sua típica forma atrapalhada, ele decide tirá-la de lá.

DÉCADA DE 1920

O GAROTO (1921)

tumblr_m5yk89MEK31rrimozo1_500

Bem, ao lado de Tempos Modernos é o meu filme favorito do Chaplin. Nessa história, uma mãe solteira acaba abandonando o seu filho (lembrando a pressão que as mães solteiras devem ter sofrido naquela época). A criança acaba sendo encontrada por Carlito que sem conseguir encontrar quem ficasse com o menino, resolve criá-lo à sua maneira – mesmo sendo pobre. Bem, o ator mirim que interpreta o menino é incrível e parece um mini Chaplin até no jeito de andar. É engraçado e tocante ao mesmo tempo. Super recomendo!

STEAMBOAT WILLIE (1929)

tumblr_lldjyms1GW1qh3j4zo1_400

Não posso deixar de fazer uma menção honrosa ao Steamboat Willie que foi o primeiro desenho de sucesso do Walt Disney e o primeiro passo ao mundo maravilhoso criado por esse gênio.

DÉCADA DE 1930

MONSTROS (1932)

tumblr_l7xd7q44CS1qbbjxvo1_500

Primeiro tenho que dizer que Monstros é um dos filmes da minha vida, sou apaixonado! Então, a história se passa em um circo cujo um dos principais espetáculos é com o seu show de horrores (eram bem comuns naquela época e usavam pessoas com algum tipo de anomalia para entreter o público). A trapezista Cleópatra é uma mulher bela e fisicamente normal e é constantemente cortejada por Hans, um anão que faz parte do espetáculo; ela se interessa por ele ao descobrir que o rapaz herdou uma grande fortuna. Junto com o seu amante, Hércules (um grandalhão que exibe sua grande força) arquitetam para que ela case com Hans e depois o envenene, ficando assim com sua fortuna. O problema é quando durante a festa de casamento, ela destrata os amigos de Hans (outros membros do circo dos horrores); assim aumentando a desconfiança. Quando descobrem sobre a armação de Cleópatra, eles se reúnem para se vingar.

Sempre me irrita quando colocam esse filme em lista de “filmes de terror”, pois não é nada disso. A mensagem mais legal é ver o quanto essas pessoas “estranhas” aos padrões, possuem um bom coração e são amigos muito fiéis e que os dois considerados normais e belos naquele show são os reais monstros.

ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934)

tumblr_mryo8fui8o1qj1nl7o1_500

Depois desse filme, todas as outras comédias românticas se tornaram triviais para mim. É simplesmente a minha favorita. Conta a história de uma garota milionária foge do pai para se casar e entra em um ônibus, é lá que ela conhece um repórter esperto e cheio de ironias e é entre momentos de brigas e momentos doces, que eles começam a se aproximar. É um filme delicioso de acompanhar e a química entre Gable e Colbert é perfeita!

O PICOLINO (1935)

tumblr_lxx6y3zHD81qiz3j8o1_r1_500

É musical. Tem Fred Astaire. Tem Ginger Rogers. Já tem a fórmula perfeita. Está na minha lista de musicais favoritos! Amo as músicas, a coreografia e a história. É sobre um dançarino que entre suas brigas com a mulher do andar de baixo, acabam criando uma conexão. O problema é a confusão quando ele usa o nome do amigo cuja esposa é conhecida da mulher do andar de baixo. É uma comédia musical deliciosa!

TEMPOS MODERNOS (1936)

tumblr_inline_mp3ypp26VA1qz4rgp

Sim, Charlie Chaplin de novo! O que eu posso fazer se o cara era um gênio? Tempos Modernos é o meu filme favorito dele. Assisti pela primeira vez graças ao meu professor de sociologia que antes de nos passar um trabalho, exibiu o filme. Desde então, fiquei encantado pela arte de Chaplin. Bem, o filme conta a história de Carlito, um operário de uma linha de montagem que já está sofrendo efeitos colaterais pelo trabalho feito de forma mecânica. O chefe visando aumentar a produção (pouco se importando com o bem estar dos funcionários) escolhe Carlito para testar uma nova máquina revolucionária que promete alimentar o operário sem que ele precise interromper o serviço. Isso causa efeitos terríveis em Carlito, o levando a loucura. Ele passa um tempo em um sanatório e quando sai está desempregado. Em uma grande confusão ele acaba sendo preso confundido com um agitador comunista. É uma excelente comédia e uma excelente crítica!

BRANCA DE NEVE E O SETE ANÕES (1937)

tumblr_mjm7cqNb5V1qa70eyo1_r1_500

“Quem quiser realizar aquilo que sonhou, basta o eco repetir o que você falou. Um dia (Um dia). Eu serei feliz. Sonhando (sonhado). Assim (assim)” Mesmo tendo sido lançado em 1937 marcou a minha infância e a de muitas outras pessoas. Um clássico eterno! Nem preciso explicar a história, não é?

O MÁGICO DE OZ (1939)

tumblr_lwdeekB8cg1qaoevno1_500

Mais um clássico maravilhoso que apesar de ter sido lançado na década de 30 também fez parte da minha infância. Lembro de ter assistido pela primeira vez por que uma das mulheres que fazia as unhas com a minha mãe me emprestou. “Somewhere over the rainbow”

DÉCADA DE 1940

PINÓQUIO (1940)

tumblr_n2m6i5KIre1rdqbfro1_500

A clássica história do boneco de madeira que queria ser menino de verdade. Existe alguém nesse mundo que não conheça?

FANTASIA (1940)

giphydf

Bem, Fantasia não se trata apenas de uma única história, mas sim de vários curtas usados para ilustrar icônicas peças clássicas. Então, indico para todos que gostam de música clássica!

CASABLANCA (1942)

tumblr_mki3l0SgPF1qioqu5o1_500Rick é o dono de um famoso bar na Marrocos Francesa durante a segunda guerra mundial. A cidade também serve de rota de fuga para aqueles que estão fugindo dos nazistas e também permite que essas pessoas comprem passe livres à preço bem salgado. E é nesse lugar que Rick reencontra Ilsa uma antiga paixão que foi interrompida no passado. Casablanca é um filme icônico com roteiro e atuações incríveis!

GILDA (1946)

tumblr_m2agiwsaF61qerukio1_500

A história se passa na Argentina. Johnny Farrel é um apostador e um dia, tem a sua vida salva por um pistoleiro dono de um casino chamado Ballin Mundson; mostrando-se grato, Johnny oferece os seus serviços à Ballin – servindo-o fielmente. A amizade de ambos é abalada quando Ballin volta de uma viagem casado com Gilda, uma mulher que Johnny já conhecia e detestava por algum motivo.

Eu me apaixonei pelo filme de imediato. Atuações incríveis, Rita Hayworth atua de forma que nos vemos hipnotizados, a trilha sonora é maravilhosa, os atores tem química e o filme carrega aquela combinação deliciosa e sem exageros de amor e perigo.

DÉCADA DE 1950

CINDERELA (1950)

Cinderella_dress_transformation_gif

Cinderela, Cinderela. Noite e dia Cinderela.” Não adianta, sempre que eu penso nesse filme, a música começa a tocar automaticamente na minha cabeça.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (1951)

tumblr_mtptoaVAYi1qa70eyo1_r1_500Amo o livro. Amo o filme. Amo a Disney. Hahahaha. Todo esse mundo maluco no qual Alice vai parar é extremamente encantador e repleto de personagens excêntricos. “Um bom desaniversário para nós!”

CANTANDO NA CHUVA (1952)

tumblr_mjip75R28e1qakh43o2_r1_500

MELHOR. MUSICAL. EVER. Eu tenho uma lista de filmes e séries que me curam da tristeza, do baixo astral e do tédio. E no topo da lista está esse filme (a série Friends também está na minha lista). O filme se passa no final dos anos 20 quando saiu o primeiro filme falado (“O Cantor de Jazz”) e isso causou um alvoroço nos outros estúdios que produziam filmes mudos ao notarem o sucesso, forçando-os a se modernizar. O filme acompanha um grande ator de filmes mudos que agora precisa readaptar todo um filme que já tinha gravado ao notar que a atriz principal, é terrível em um filme falado; sua grande ideia, graças ao seu amigo e uma garota que conhece, é transformá-lo em um grande musical. Atuações excelentes. Músicas maravilhosas. E um dos filmes mais icônicos de todos os tempos. “I’m singin’ in the rain. Just singin’ in the rain. What a glorious feeling. I’m Happy again”.

JUVENTUDE TRANSVIADA (1955)

Jim-Stark-rebel-without-a-cause-30637933-500-197

A história se divide entre três personagens. Jim Stark é um garoto rebelde que faz seus pais mudarem de cidade em cidade por causar problemas, sua principal revolta é pelo fato de o pai ser totalmente submisso à mãe. Um dia ele é preso por estar embriagado. Na delegacia está Judy, uma jovem revoltada com o pai por este a tê-la chamado de vagabunda após vê-la maquiada e um garoto chamado John, mais conhecido como Platão, que foi preso após atirar em alguns cachorros. Esse é o primeiro encontro dos três. No dia seguinte, ao começar na nova escola, Jim encontra Judy com o seu grupo de amigos e a garota, junto com o seu namorado o esnobam. Uma rixa entre os dois rapazes se inicia terminando de uma forma trágica e dita todo o rumo da trama do filme. É uma história incrível e James Dean arrasou no papel de Jim Stark, com toda a sua intensidade. Filme maravilhoso e que eu indico!

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR (1959)

tumblr_mpppwa9r7J1so358xo1_500

A década de 50 foi a década da Marilyn, praticamente, todos os seus filmes de grande sucesso foram lançado nessa época. Tenham em mente que foi uma missão hercúlea escolher apenas um filme dela (iria colocar outros, mas o post ia ficar maior do que já está!). Então vamos para a história: dois músicos presenciam o massacre do dia dos namorados e precisam fugir. A forma encontrada por eles é de se vestirem de mulher e seguirem com uma banda contendo apenas garotas para algumas apresentações na Califórnia. No trem de viagem, eles conhecem a encantadora – e alcoólatra – Sugar Kane. É uma comédia deliciosa e engraçadíssima! Está na minha lista de filmes que me alegram sempre.


Bem, essa foi a primeira parte do post.

Comentem quais filmes vocês conhecem da lista e quais os favoritos que não estão aqui.

Logo mais volto para postar a segunda parte.

Um beijo do mágico e voltem sempre!

tumblr_llk9x5SYtT1qbo2rt

Anúncios

Publicado por

Bruno M. Foster

Leitor assíduo. Pianista em formação. Aspirante a escritor. Compositor. Apaixonado pelas artes. Fã incondicional de Damien Rice, Amy Lee, Fiona Apple, Lana Del Rey, Gerard Way e Regina Spektor. Idolatra Edgar Allan Poe, George R. R. Martin, Stephen King, William Shakespeare, Arthur Rimbauld, J.K Rowling, Charles Dickens, Jonathan Safran Foer, Álvares de Azevedo, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, George Orwell e etc... Comum. Um tanto tímido, mas tentando quebrar alguns muros. Está sempre procurando inspiração nos mais improváveis lugares, desde alguém interessante na rua à uma árvore que parece solitária em uma praça. Superando o negativismo. Aprendendo a não se concentrar no lado ruim do ser humano e passar a observar as coisas boas. Cinéfilo iniciante. Sonha em ser escritor, cantor e dividir os mundos existentes em sua cabeça com as pessoas. Usa o blog para tentar encontrar pessoas com os gostos parecidos ao dele.

4 comentários em “O Século XX definido em Filmes! [Parte 1]”

Comente e deixe o Mágico feliz!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s