A Música Brasuca ou: Quando um jovem americanizado redescobre as próprias raízes!

Primeiro, gostaria de me desculpar pelo sumiço. O fato é que eu não gosto de postar aqui até ter um assunto interessante. Não é qualquer livro que eu faço resenha, não é de qualquer série ou filme que eu falo. E por isso quando não surge nada interessante para comentar o blog acaba hibernando.

Hoje eu resolvi falar de música, mas de uma forma diferente. Eu confesso – sem problema algum – que sou um jovem americanizado. Minhas maiores influências de música, cinema e literatura provém dos EUA; e sinceramente, não vejo problema algum nisso. Porém, comecei a tirar conclusões de que nada criado por aqui prestava e esse foi o verdadeiro problema.

media-pics-musica-wallpaper-wallpaper-desktop-musica

E antes que alguém não compreenda, eu digo: não há nada de errado em gostar de artistas americanos ou de qualquer outro país; é bom que absorvamos novas culturas. Entretanto, o que considero errado é menosprezar a própria! Há inúmeros artistas fabulosos no Brasil. E hoje eu vou falar de alguns dos meus favoritos!

Pitty

tumblr_nbpr49O8k11r01s0xo1_500

Essa foi uma artista brasileira que sempre me chamou a atenção e sempre foi a exceção na minha fase “tudo que é do Brasil não presta”. O jeito de cantar, o instrumental bem trabalhado e as letras incríveis sempre nos mantiveram na mesma frequência.

  1. Serpente
  2. 8 ou 80
  3. Brinquedo Torto

Mallu Magalhães

tumblr_ncu4rx6FHq1snj349o1_1280

Mallu me conquistou recentemente. A primeira vez que ouvi uma música dela foi em meados de 2008, mas não dei muita atenção. Porém, tive o prazer de escutar o álbum Pitanga e me apaixonei!

  1. Velha e Louca
  2. Cena
  3. Cais

Banda do Mar

tumblr_nb3htyK3By1r46uz8o1_500

Por falar em Mallu, ela recentemente formou a Banda do Mar ao lado de Marcelo Camelo e Fred Ferreira. O début deles é um dos meus álbuns favoritos! Entrou para o meu coração com certeza!

  1. Mais Ninguém
  2. Hey Nana
  3. Dia Clarear

Silva

tumblr_nemzxpj5PQ1rahq62o1_500

O meu mais novo xodó! Silva lançou esse ano o álbum Vista Pro Mar e é um álbum incrível; música indie feita no Brasil, olha só! Suas músicas me mandam para outra dimensão, é incrível! ~vários pontos de exclamação para expressar a minha empolgação!~ Haha…

  1. Vista pro Mar
  2. Janeiro
  3. É Preciso Dizer

Marisa Monte

tumblr_mokfgtzVYp1qzqmq8o1_500

Só descobri recentemente que ela que cantava n’Os Tribalistas (grupo que tem duas músicas que foram trilha sonora da minha infância – quando tinha uns 7/8 anos).

  1. Beija Eu
  2. Vilarejo
  3. De mais Ninguém

Maria Gadú

maria-gadc3ba-2_foto-marcos-hermes

Uma das minhas vozes favoritas da MPB :3

  1. Dona Cila
  2. Axé Acapella
  3. Estranho Natural

Clarice Falcão

tumblr_n0ji6bZ3Qv1rwsc6fo1_500

Essa é da nova geração… Uma das coisas que mais gosto da Clarice é o tom bem-humorado e um tanto sarcástico em suas músicas!

  1. Eu me Lembro
  2. Oitavo Andar
  3. Capitão Gancho

Raul Seixas

tumblr_mrwr02xsO71ql734to1_500

Esse foi um dos casos de: ouvi por total influência da minha mãe e gostei!

  1. Medo da Chuva
  2. Metamorfose Ambulante
  3. Tente Outra Vez

Cazuza

tumblr_n8da0aW19Z1stcou7o1_500

  1. Exagerado
  2. Brasil
  3. Codinome Beija-Flor

Tiago Iorc

tumblr_mhmb9rjd1s1s2f8c0o1_r1_500

Outro artista que comecei a ouvir por influência de outra pessoa, nesse caso a minha amiga Andressa (também responsável por toda a minha reiteração na música brasuca).

  1. Forasteiro
  2. Música Inédita
  3. Tempo Perdido

Criolo

tumblr_n0y1jdfLji1rcpa3go1_500

Esse foi um caso onde julguei mal o artista. Nunca dei muita atenção ao rap e até hoje não é um estilo musical com o qual eu me conecto; porém, resolvi dar uma chance ao Criolo e descobri um artista com vários nuances. Seus álbuns são um passeio por vários ritmos e suas letras são geniais!

  1. Não Existe Amor em SP
  2. Subirusdoistiozin
  3. Convoque Seu Buda

Chico Buarque

tumblr_ncezqrKIoE1rtrpa9o1_500

Confesso que não sou o maior fã da voz dele, porém, suas letras são lindas!

  1. Eu te Amo
  2. Construção
  3. O Que Será

Tom Jobim

tom jobim

Esse é um dos maiores gênios musicais da história da música brasileira (e compôs Garota de Ipanema que é uma música conhecida no mundo todo). Além disso, fez um show inteirinho ao lado do grande mestre Frank Sinatra!

  1. Desafinado
  2. Águas de Março
  3. Garota de Ipanema

Legião Urbana

tumblr_n87nyzDPZM1r9g5kio1_500

Nem preciso falar muito, não é?

  1. Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto
  2. Pais e Filhos
  3. Faroeste Caboclo

Ana Carolina

tumblr_n04hnpGxmA1rcpa3go1_500

Paixão absoluta e uma das vozes mais bonitas que já ouvi!

  1. Rosas
  2. Quem de Nós Dois
  3. Eu Comi a Madonna

Rita Lee

tumblr_n3xrvbYOuJ1qdr9pko1_500

Apesar de totalmente inapropriada, uma das canções que mais cantarolei quando criança – além das infantis que escutava – foi Amor e Sexo. Hahaha.

  1. Amor e Sexo
  2. Ovelha Negra
  3. Reza

Caetano Veloso

tumblr_mzdb91zm2b1sq1ypto1_500

Lembro de ter estudado uma de suas letras na aula de sociologia e anos depois, acabou se tornando a minha música favorita dele!

  1. Fora da Ordem
  2. O Leozinho
  3. Itapuá

 A Banda Mais Bonita da Cidade

 tumblr_mpon6oRrNA1reqxq0o1_400

  1. Oração
  2. Reza Para Um Querubim
  3. A Balada da Bailarina Torta

Cássia Eller

tumblr_myl3q49IhG1rgh7yoo1_500

Malandragem era outra música que eu gostava de cantarolar quando criança!

  1. Malandragem
  2. Palavras Ao Vento
  3. Admirável Gado Novo

E como eu disse: não há nada de errado em gostar de música internacional (eu gosto de vários artistas internacionais e os acho maravilhosos), mas antes de menosprezar a nossa música brasuca, que tal experimentar? Faça que nem eu e abra a mente, é muito legal!

Então, se você tem algum artista pra indicar, comente! E se gosta de algum desses, comente também! Comentários são sempre bem-vindos!

Por hoje é só, pessoal!

Um beijo do mágico e até mais!

daniel-radcliffe-laughing

Publicado por

Bruno M. S. Goes

Professor. Quase formado em Letras (falta apenas 1 semestre). Músico. Leitor voraz e um amante das artes como um todo. Descobri a paixão por literatura aos 14 anos de idade e desde então, não parei mais. Tenho esse blog desde 2013, mas passei longos períodos sem postar nada e estou tentando retomar aos poucos. Sou um aspirante a escritor e gosto de ler de tudo um pouco; romances, poesia, crônicas, bula de remédio e até os folhetinhos que me entregam na rua. :P Nesse blog eu compartilho um pouco o meu amor por literatura, música e cinema.

5 comentários em “A Música Brasuca ou: Quando um jovem americanizado redescobre as próprias raízes!”

  1. Sempre que leio o meu nome nos teus posts, fico toda besta e feliz por ter uma influência na tua vidinha. *-* Hahaha.
    Eu nem preciso dizer quem são meus amores daí, que tu bem sabes… mas MALLU ❤ Hahahaha.
    Eu também passei muito tempo escutando mais músicas estrangeiras do que brasileiras, apesar de na infância ter crescido ouvindo música brasileira, de alguma forma me afastei e há um tempo voltei a escutar com mais frequência e relembrei o quão maravilhosa ela é. Que bom que voltamos a escutar a nossa terra e vamos espalhar o amor delas pra todos. ❤

    Curtir

Comente e deixe o Mágico feliz!!